Os panfletos do GECCE
Grupo de Estudos Culturais das Ciências e das Educações
Quem somos nós?
A revista quase-ciências é uma publicação digital quadrimestral do Grupo dos Estudos Culturais das Ciências e das Educações (GECCE), integrante do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O interesse da revista é fornecer informações úteis para estudantes, pesquisadores e internautas em temas articulados com os estudos culturais das ciências.
O GECCE toma como mirada as mediações construcionistas e heterogêneas do conhecimento científico e vida social. O engajamento nessa perspectiva se aproxima do pensamento não estruturalista e lança novos olhares e problematizações acerca da dependência dos processos cognitivos em relação aos finitismos sociais e naturais.
Nossa equipe
Editor
Moisés Alves de Oliveira é Professor Associado do Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina. Leciona no Programa de Pós-Graduação e Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) desde 2005 e coordenou o Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional (PROFQUI) de 2016 a 2021. É Pesquisador-Coordenador do Grupo de Pesquisas em Estudos Culturais das Ciências e das Educações (GECCE). Os interesses de pesquisa estão fortemente articulados com as mediações entre ciências e culturas, tendo orientado várias dissertações e teses nessa temática.
Coeditor
Valter Cardoso é doutorando do PECEM – UEL, tem interesse em pesquisar mediações e apropriações dos discursos da Ciência. É professor de filosofia do IFMT – Campus Rondonópolis, com experiência na Formação docente e pesquisas que envolvem Educação, Estudos de Gênero e Direitos Humanos.
Coeditora
Ana Carolina Hyrycena é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina, licenciada em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e integrante do Grupo dos Estudos Culturais das Ciências e das Educações (GECCE).
CV: http://lattes.cnpq.br/3151877245511868
Coeditor
Leonardo W. Soares de Melo é doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática no PECEM da UEL. Mestre em Ensino de Ciências pela UTFPR. Licenciado e Bacharel em Química pela UTFPR. Interessado em Epistemologias científicas, Métodos Digitais e Teoria Ator-Rede. Atualmente, tem investigado as mediações atreladas às nominadas Teorias da Conspiração.
Coeditora
Susan Caroline Camargo é doutoranda (2020-atual) e mestra (2018-2020) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Licenciada em química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente integra o Grupo de Estudos Culturais das Ciências e das Educações (GECCE/UEL). Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Estudos Culturais, Pedagogias Culturais, Análise de Mídias e Relações Étnico-Raciais no ensino de ciências.
Coeditor
David Pereira Faraum Junior é doutorando em ensino de ciências no PECEM-UEL, mestre em Química na linha de pesquisa em ensino de Química e tecnologias educacionais pela UEL e licenciado em Química pela mesma universidade. Possui experiência como professor na Educação Básica, lecionando para turmas do Ensino Médio, EJA e ensino profissionalizante, e no Ensino Superior. Atualmente tem interesse nos estudos relacionados à Realidade Aumentada e o ensino de ciências.
CV: http://lattes.cnpq.br/2186797398945374
Coeditor
Gabriel G. Villarda – Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática – PECEM (UEL). Tem interesse em questões ligadas a relações de poder, Gênero e Sexualidade.
Coeditora
Marcella Cristyanne Comar Gresczysczyn é Química de graduação. Mestre em Ensino de Ciências. Doutoranda em Ensino de Ciências no PECEM, pesquisando a química quântica a partir do pensamento ciborgue e na educaçao.
Coeditor
Doutorando (2019-Atual) e Mestre (2017-2019) no Programa de Ensino de Ciência se Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina. Licenciado em Ciências Biológicos pela Universidade Estadual de Maringá (2012-2016); em Filosofia (2017-2018), Pedagogia (2018-2019) e Sociologia (2020-2021) pelo Centro Universitário de Araras. Psicanalista Clínico pelo Faculdade Gaio e Sociedade Psicanalítica Sigmund Freud de São Paulo. Professor Colaborador na Departamento de Educação (Filosofia e Educação/Psicologia da Educação) da Universidade Estadual de Londrina (2021-Atual). Um amante das narrativas de si, tem-se dedicado a produção de escrituras nas áreas de: Redes digitais e Cibercultura; Currículos e o Pensamento na contemporaneidade; Diversidade, Identidade, Diferença e Desigualdade; Direitos Humanos; Estudos Culturais das Ciências e Educações; Pedagogias-Filosofias-Biologias Culturais e dos corpos e dos eus; Clinica e Crítica da Cultura. Foi Professor no Departamento Acadêmico de Humanidades da UTFPR-CM (2019-2020); na Educação Básica (2018-2020); Faculdade Gaio (pós-graduação) (2020-atual)
Coeditor
Felipe Tsuzuki é doutorando e mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é Formador de Professores na área da Tecnologia Educacional. É interessado no campo dos Estudos Culturais da Ciência e da Educação, desenvolvendo pesquisas relacionadas a Educação Indígena, a Educação Sexual e a Diversidade.
Coeditor
Matheus Eduardo Domingues de Godoy é mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática no PECEM da UEL. Licenciado em Química pela mesma universidade. Integrante do Grupo de Estudos Culturais das Ciências e das Educações (GECCE). Interessado em Análise de Mídia, Educação Ambiental e Teoria Ator-Rede.