top of page
  • quasecienciasgecce

LUCA E A REPRESENTAÇÃO DE PERFORMANCES NÃO HEGEMÔNICAS

Uma recomendação que faço é a animação "Luca" (2021) da Disney. Lançada recentemente, ela tem como história principal a trama de dois meninos relativamente jovens (13 anos), que começam uma amizade e amadurecem juntos enquanto escondem o fato de que os dois são monstros marinhos. A animação tem sido muito bem recomendada como uma forma de crítica inclusiva, afinal ela mostra, através de metáforas, várias maneiras de ser, diferentes de maneiras hegemônicas ( o que tem gerado críticas negativas à animação).


Figura 1: imagem do filme.


Diferentes formas de performar masculinidade, que fogem da hegemonia, são abordadas na animação; há também várias e diferentes interpretações a respeito da animação ser LGBT ou não, mas o que não há dúvidas é que a animação da Disney mostra, de uma maneira divertida, em um veículo midiático poderoso, diferentes possibilidades de ser.

Em vários sites e vídeos, é considerada uma animação "para os excluídos", é um grito dos excluídos, um apelo à diversidade já que mostra diferentes formas de ser.


Referência


LUCA. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt12801262/?ref_=fn_al_tt_1 Acesso em: 13 jul. 2021.

6 visualizações0 comentário
bottom of page